Por: site oficial do Internacional
De fato, é uma peça fundamental na equipe do Inter. Condição esta conquistada por Oscar na temporada de 2011. Uma jovem revelação do futebol brasileiro que encontrou no Clube do Povo a chave para o sucesso. O meia completa nesta sexta-feira 20 anos e, indubitavelmente, "no melhor momento da minha carreira".

No mês seguinte, em junho, com as convocações de Neymar, do Santos, e Lucas, do São Paulo, para a Seleção principal na disputa da Copa América, coube a Oscar comandar o meio-campo dos canarinhos Sub-20 no mundial da categoria, realizado na Colômbia. Oscar tornou-se uma das principais referências da equipe de Ney Franco, mesmo sem ter anotado um gol sequer. Na verdade, ele guardava isso para a grande final, contra Portugal. O garoto colorado marcou três gols na decisão (nunca um jogador havia marcado três vezes em uma final de campeonato organizado pela Fifa). Resultado: Brasil pentacampeão mundial da categoria. "Meu time todo foi destaque, mas aponto o Oscar como o principal jogador e merecia ter sido eleito o craque do torneio", considera Ney Franco,
O presente de aniversário não poderia ter sido melhor. Nesta semana, em que hoje o jogador faz aniversário, pela primeira vez, Oscar foi convocado pelo técnico Mano Menezes para a Seleção Brasileira, visando a um clássico amistoso contra a Argentina, em Córdoba, somente com atletas que atuam no país. Ele, ao lado de Damião e Kleber, representa o Inter com a camisa do Brasil. "Estou muito feliz. Aconteceu tudo muito rápido e agradeço ao Inter por este grande momento proporcionado. Agora a responsabilidade é maior ainda para manter esta situação e procurar melhorar", releva Oscar.
Parece meio contraditório falar de artilharia para um jogador que marcou seu primeiro gol como profissional neste ano, em fevereiro. Mas certo mesmo é que a confiança chegou junto do primeiro tanto e os números mostram hoje que Oscar é um dos artilheiros do time na temporada. Está na terceira colocação, com 10 gols, atrás apenas de D'Alessandro (12) e Leandro Damião (36). Além disso, é o "garçom" máximo do grupo: possui nove assistências para gol no ano. Estatísticas que reforçam a ideia de um grande jogador a serviço do Campeão de Tudo.